Como comprar produtos de informática?
A área da tecnologia em geral nos apresenta uma linguagem totalmente diferente e muito pouco utilizada pela maior parte da população.
Se você não trabalha na área ou não é uma pessoa interessada por informática, alguns termos como “processador”, “H.D.”, “placa-mãe”, “roteador” e “placa de vídeo” se tornam verdadeiros monstros. A falta de conhecimento atrelada à diversidade tecnológica a que temos acesso geram um alto nível de insegurança no momento da compra de novos produtos.
Para auxiliá-lo a ampliar seus conhecimentos e possibilitar um investimento em tecnologia consciente e seguro, a AULER T.I. vai ajudá-lo a desmistificar alguns termos e suas funções.
Processador: é o cérebro do computador e é responsável pela execução dos processos em alta velocidade. A velocidade indica a quantidade de processamentos de dados por segundo que o processador é capaz de realizar.
Placa-mãe (Main Board): é a central que conecta e interliga todos os componentes do computador (processador, memória RAM, H.D., placa de video, impressora, etc.). É também responsável pelo tráfego de informação, e por fornecer energia a alguns periféricos como impressoras por exemplo.
H.D.: é onde ficam armazenados permanentemente seus arquivos (vídeos, imagens e músicas) e é um dos itens mais importantes para o bom desempenho da máquina.
Memória RAM: esta memória é destinada ao armazenamento temporário de dados e apoia o funcionamento do processador. A memória RAM se apaga quando o computador é desligado. A abertura de vários programas ao mesmo tempo depende da quantidade de memória RAM disponível.
Fonte: é responsável por converter a voltagem da energia elétrica que chega pelas tomadas em voltagens menores que são suportadas pelos componentes do computador.
Gabinete: é a estrutura do computador pois é nele que todos os componentes internos são instalados e fixados.
Placa de vídeo: é responsável pela geração das imagens que são exibidas na tela do computador. A placa-mãe geralmente tem placa de vídeo acoplada e é suficiente para as imagens e videos mais comuns. Para jogos e programas de edição de imagens é necessária a placa de vídeo dedicada separada da placa mãe.
Placa de rede: permite e controla todo o envio e recepção de informações entre os computadores de uma rede. Cada tipo de rede exige um tipo específico de placa de rede compatível com a mesma.
S.S.D: é uma nova tecnologia considerada a evolução do disco rígido (H.D.) pois são mais leves, silenciosos, rápidos, resistentes e consomem menos energia. A sua desvantagem é ter espaço reduzido em relação ao H.D e ter menor durabilidade.
Monitor: é a tela do computador cuja função é transmitir as informações ao usuário através de imagens.
Mouse: é utilizado para deslocar um cursor na tela do computador permitindo selecionar, mover, manipular informações através de botões. A ação é realizada após o “clique” (pressionar os botões) do mouse.
Teclado: é utilizado para inserir informações alfabéticas e numéricas no computador.
Roteador: é um aparelho usado para permitir a conexão entre computadores, celulares e tablets com a internet wireless. É responsável por buscar as melhores rotas para enviar e receber dados através de transmissões mais curtas e menos congestionadas.
Impressora: é um equipamento que permite a impressão física de informações virtuais, visualizadas e criadas no computador.