Golpe do Boleto: É possível prevenir?
O “Golpe do Boleto” é uma fraude em que as linhas digitadas de boletos de pagamentos são alteradas com a finalidade de desviar os valores pagos para contas fraudulentas.
Este golpe especificamente pode ocorrer de três formas diferentes:
Caso 1 – quando o computador está com vírus e o boleto é visualizado através do navegador da internet. Neste caso o vírus altera os números da linha digitada em tempo real, e caso o boleto seja pago o dinheiro não será enviado para a conta correta.
Caso 2 – quando o computador está com vírus e o boleto é pago pela internet via bankline. No momento do pagamento, da digitação da linha do boleto, o vírus altera o código digitado durante o registro manual. Caso o boleto seja pago o dinheiro não será enviado para a conta correta.
Caso 3 – quando o hacker consegue invadir a infraestrutura do gerador do boleto. Neste caso a linha digitada será alterada desde o início do processo de emissão do boleto e provavelmente esta alteração ocorrerá em todos os boletos emitidos até que a segurança seja restabelecida.
Os dois primeiros casos são mais fáceis de prevenir através de algumas rotinas que empresas de suporte em TI normalmente aplicam em seus clientes. Dentre estas:
-sempre manter navegadores, plug-ins e Windows atualizados
-sempre manter o antivírus atualizado e com rotinas regulares
-orientação aos usuários em relação a acessos de links e e-mails suspeitos
O terceiro caso é o mais raro e é decorrente de falha de segurança da rede da empresa. Neste caso é necessária uma análise detalhada da rede e das portas de acesso da internet por profissional ou equipe de TI qualificada.
O grande problema deste golpe é determinar quem é o responsável pela falha e quem deve arcar com os prejuízos.
Nos casos mais comuns, casos 1 e 2, é praticamente impossível que o gerador do boleto ou o banco consigam detectar a alteração da linha digitada antes do pagamento ser realizado. O emissor estará ciente de uma inadimplência e fará a cobrança, e o banco realizou a transferência de valores para certa conta conforme solicitado via código numérico. Mas não têm como nenhum dos dois saber que se trata de vírus instalado no computador do pagador.
Dificilmente consegue-se um reembolso, a não ser que o banco tenha bloqueado a conta criminosa antes do pagamento ser realizado. Mesmo que sejam iniciados processos judiciais o resultado dependerá dos detalhes específicos do caso e da interpretação dos dados por parte da justiça.
No caso 3, como ocorre a falha de segurança do fornecedor a responsabilidade é exclusivamente do emissor. Tanto o banco quanto o pagador não têm qualquer responsabilidade por boletos gerados errados.
Atualmente algumas empresas estão disponibilizando serviços que ajudam a prevenir este tipo de golpe:
-Utilização de boletos registrados em que não é necessário visualizá-lo antes de pagar
-Visualização de boletos nos celulares
-Envio das informações da linha digitada no corpo do e-mail
Mesmo que as medidas sejam tomadas pelos usuários, diariamente são desenvolvidos novos vírus e novas formas de invasão de redes.
Para que você e sua empresa fiquem protegidos destes tipos de golpe, o mais indicado é que possam contar com uma equipe de suporte em TI (Tecnologia da Informação) que se responsabilizará e indicará as melhores formas de atuar no cenário atual.
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A Auler TI está pronta a auxiliar e desenvolver as melhores práticas de segurança para você e sua empresa. Não deixe seu dinheiro à mercê de golpes e fraudes.