Roubo por criptografia de dados: Proteja-se!
O Brasil é hoje o 3º colocado no ranking dos países com maiores índices de sequestro de dados do mundo. Em 2015 o número de empresas que sofreram o ataque de hackers e tiveram seus dados essenciais criptografados foi alarmante.
Os casos de roubo de dados são executados por grupo de hackers que invadem a rede das empresas criptografando todas as informações que forem encontradas. Essa invasão normalmente ocorre através de ataque na porta padrão da área de trabalho remota do Windows (RDP). Quando esta porta está liberada para a internet o hacker utiliza um sistema de brute force para quebrar a senha do Windows e ter acesso ao sistema operacional.
A empresa normalmente fica sabendo da criptografia dos dados assim que liga os computadores pela manhã e tenta realizar os primeiros acessos ao sistema e à rede. Neste momento aparece uma mensagem em inglês solicitando um valor de “resgate” dos dados sequestrados.
Nesta mensagem estão contidas todas as informações relacionadas ao modo como o pagamento deve ser realizado, qual moeda utilizar, taxas, casa de câmbio e bancos de referência na internet. Informa também sobre as garantias que o hacker pode fornecer através de arquivo teste descriptografado para provar que está em posse dos dados corretos do “cliente”.
A empresa Auler T.I. já auxiliou várias empresas na recuperação de seus dados. A experiência obtida nos casos reais nos possibilita auxiliar em:
-negociações dos procedimentos com o hacker;
-verificação do arquivo teste descriptografado;
-realização das transações financeiras para obtenção de moeda eletrônica;
-descriptografia dos dados;
-suporte total durante o processo.
A melhor atitude a se tomar, caso seus dados tenham sido criptografados, é desligar os computadores e entrar em contato conosco, empresa habilitada para realizar os devidos procedimentos da negociação.
A senha criada pelos hackers não pode ser quebrada com programas usuais devido ao grande número de caracteres e sequências alfanuméricas, e o renomeio de arquivos pode resultar na perda dos mesmos.
Apesar de termos experiência comprovada e podermos auxiliá-lo nestas situações críticas, a AULER T.I. preza por orientar seus clientes e demais empresas a atuarem de forma preventiva.
Este tipo de ação dos hackers vem para reforçar a importância de investimentos em inovações tecnológicas com foco na segurança da informação das empresas. É prioritária a análise e realização de rotinas de backups periódicos, manutenção constante de antivírus de qualidade nos computadores empresariais, além dos cuidados especiais que se deve ter ao acessar conteúdos da internet e e-mails no ambiente coorporativo.